Comissões de Trabalho

A divisão de tarefas é estabelecida em comissões de trabalho. Cada pessoa pode aderir a uma comissão de acordo com suas afinidades e com a necessidade de distribuição das funções. Abaixo, elencamos grupos de trabalho relevantes para a constituição do nosso projeto atualmente e apresentamos algumas funções básicas que esses grupos podem desenvolver, mas o mapeamento de necessidades e atividades pode ser constantemente atualizado.

Acolhimento

Configura-se como a “porta de entrada da Quintal”. Desenvolve funções como apresentar a escola; responder ou encaminhar dúvidas para a equipe; acompanhar o passo a passo de ingresso das novas famílias até se tornarem efetivamente associadas; apoiar no encaminhamento aos Gts; recepcionar famílias recém chegadas para que sintam-se parte da comunidade.

Alimentação

Grupo criado para pensar sobre a alimentação balanceada, nutritiva e consciente na escola. Idealiza o cardápio base; cria logística para fornecimento de frutas e lanches das crianças.

Antirracista

Guarda o compromisso de toda a comunidade em priorizar a construção de um espaço seguro, disposto a se repensar enquanto reprodutor das relações de poder e opressão em nossa sociedade. Idealiza e realiza eventos formativos, rodas de conversa, acolhimento; Pensa formas de promover a equidade racial em nossa comunidade; Atua em função dos projetos levantados em comunidade para essa pauta.

Comunicação

Se divide em duas frentes. Uma, idealiza e desenvolve a identidade visual da escola. Outra, cuida da comunicação interna e externa, transmitindo a cultura organizacional da escola de forma objetiva e criativa.

Extensão

Cuida das relações da associação com a comunidade externa. Organiza eventos e ações formativas que estejam em conexão com as pautas e discussões do coletivo; Organiza o aluguel ou empréstimo da casa para outras atividades fora do horário de atendimento das crianças; Pensa e organiza estratégias para levantar fundos para a associação.

Gestão e Finanças

Desempenha uma visão geral, articula as atividades da comunidade e das comissões. Organiza e encaminha as finanças da escola junto da prestadora de serviços contábeis; Torna pública, mensalmente, através do e-mail as planilhas de gastos e receitas; Formaliza o processo de entrada e saída das famílias da associação; Realiza a contratação de profissionais para o projeto.

Infraestrutura

Responsabiliza-se pelo espaço físico da escola, sua manutenção e reformas. Comporta ações como projetar repaginação e modificações estruturais do espaço, contratar ou realizar serviços de reparos e pequenas reformas, organizar mutirões de limpeza e pintura.

Pedagógico

O grupo que cuida do fazer pedagógico dentro da Quintal. Tece pontes entre a equipe, as famílias e os outros GTs; apoia o dia a dia da equipe pedagógica e trabalha para viabilizar momentos de formação da comunidade de forma geral. Nas suas reuniões regulares procura construir momentos de troca e elaboração em relação ao fazer pedagógico cotidiano, possibilitando novas perspectivas e práticas.

Sustentabilidade e Natureza

Conhecido também como Grupo da Horta, idealiza e cuida dos nossos espaços verdes. Responsabiliza-se por implementar iniciativas de sustentabilidade e gestão dos resíduos.

Grupos Emergenciais

Além dos grupos citados, alguns GTs emergenciais são ativados temporariamente de acordo com as necessidades que algumas situações específicas apresentam. Como por exemplo, o GT Covid-19, criado para alinhar os protocolos de segurança ao Covid-19 e definir critérios de funcionamento do nosso espaço.